Validade

Segundo informado pelos fabricantes de pneus, um pneu de passeio ou carga apresenta condições para uso seguro, dependendo de como foi utilizado, por um periodo de 5(cinco) anos contados à partir da data de fabricação impressa obrigatoriamente  na lateral do pneu.

Já para os pneus agrícolas e fora de estrada, esse período pode variar de 5 (cinco) a 8 (oito) anos, dependendo do fabricante e do composto utilizado na fabricação.

Já para efeitos de garantia esse periodo é contado a partir da data da emissão da nota fiscal.Na ausencia da nota fiscal fica valendo a data de fabricação impressa no pneus.

Como identificar a data de fabricação do pneu?

Para identificar a data de fabricação, localize na lateral do pneu um conjunto de letras e números iniciados com a sigla DOT, O primeiro e segundo conjunto de letras e números identificam o fabricante e o produto, o ultimo conjunto de quatro dígitos representa a data que é lida da seguinte forma: DOT B8EJ A6U x 4506

Onde
B8EJ = Identificação do fabricante
A6U = Identificação do produto
4506 = Quadragesima quinta  semana(45) de 2006

Já para a reforma de pneus a data de fabricação esta impressa na etiqueta do reformador num conjunto de 4 digitos lidos da mesma forma que no pneu novo.

Quantos quilômetros dura um pneu ou reforma?

Nenhum especialista em pneus se arriscaria a responder essa pergunta sem ter conhecimento de todas as variáveis que influem no desgaste do pneu que são: Veiculo, carga sobre o pneu, tipo de serviço, velocidade, época do ano da montagem, tipo de veiculo, tipo de terreno onde vai rodar características do motorista, cuidados de manutenção e pressão utilizada.

No caso de pneus reformados ainda temos o tipo de reforma utilizado, molde quente ou pré-moldado.